sábado, 30 de outubro de 2010

Fight Club

Fight Club, ou "Clube da Luta"*, é um filme de ação intrigante do ano de 1999. O narrador da história é interpretado por Edward Norton, um executivo de meia-idade de uma companhia de seguros que sofre de insônia. Não agüentando mais as crises de insônia, ele descobre algo que faz com que se sinta melhor: terapias de grupo. Então ele passa a freqüentar semanalmente esses grupos, formados por pessoas que encontram-se mais no fundo do poço que ele (tuberculosos, pessoas com câncer e afins).

Em uma de suas viagens a trabalho ele conhece o boa-pinta Tyler Durden, um vendedor de sabonetes interpretado por Brad Pitt. É aí que começa a história! Uma série de eventos faz com que os dois se aproximem e eles acabam morando juntos. Da convivência entre o narrador e Tyler Durden nasce o "Clube da Luta".

Logo mais homens tornam-se adeptos ao tal clube, que nada mais é que uma forma de desestressar da rotina, também pensando no desligamento da opressão causada pela sociedade. Ou seja, sentir-se mais livre e tranqüilo depois de deixar fluir a agressividade por meio de socos e pontapés. São marmanjos que se encontram num "galpão" para se socarem até alguém pedir arrego, pedir para o outro parar.

As 8 regras do Clube da Luta:
1. Você não fala sobre o Clube da Luta
2. Você nunca, jamais, fala sobre o Clube da Luta
3. Quando alguém gritar "pára!", ficar no chão ou desmaiar, a luta acaba
4. Somente duas pessoas por luta
5. Uma luta de cada vez
6. Sem camisa, sem sapatos
7. As lutas duram o tempo que for necessário
8. Se for a sua primeira noite no clube da luta, você tem que lutar

Subversão, caos e sangue, "Clube da Luta" conta com muitos jogos psicológicos e com a subjetividade do narrador interpretado por Norton. Algumas reviravoltas (os turning points), muita porrada, ação e mensagens subliminares estão presentes em Fight Club!

Ficha Técnica
Título Original: Fight Club
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 140 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1999
Direção: David Fincher
Elenco: Edward Norton (Narrador / Jack), Brad Pitt (Tyler Durden), Helena Borham Carter (Marla Singer), Meat Loaf (Robert Paulson), Jared Leto (Angel Face), Zach Grenier (Chefe), Richmond Arquette (Médico).

*O filme "Clube da Luta" é baseado em um livro de mesmo nome, escrito por Chuck Palahniuk, de 1996.

Assista ao trailer de "Clube da Luta":

Nenhum comentário: